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Recursos

MCGs e DCPs Enviar mcgs-e-dcps Listar Tudo

DCP Sample Pack 2

Autor: Changsoo Eun
Site: http://cganimator.com/3dsmax-datachannel-modifier-sample-pack-2/

O DCP Sample Pack 2 é um pacote gratuito com 10 Presets para o modificador DataChannel do 3ds max, entre eles estão recursos para animação de Face IDs, randomização de Elements, randomização de Material ID por Face, simulação de volume, revelação de textos, texturização, mapeamento e seleção por volume.
No site do Changsoo você encontra diversas outras ferramentas gratuitas e comerciais.

Veja abaixo o vídeo demonstrando os DCPs do Sample Pack 2.


   animacao,dcps,randomizacao,
Valinhos

Sweep Scale

Autor: Vu Nguyen
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/mcg-sweep-scale

O Sweep Scale é um MCG gratuito para o 3ds max que funciona igual ao modificador Sweep, mas ele permite usar uma segunda Spline para controlar a escala da Shape ao longo do caminho extrudido com o Sweep, similar ao Compound Object Loft, mas em forma de modificador.

Veja abaixo os vídeos de exemplo do Sweep Scale:







   animacao,modelagem,
Valinhos

OneMesh Object

Autor: Changsoo Eun
Site: http://cganimator.com/mcg-onemesh-object/

O OneMesh Object é um MCG para o 3ds max que permite combinar múltiplos objetos na mesma malha, mas mantendo todas as animações de transformação PRS (Position, Rotation e Scale) e deformações.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:

   animacao,modelagem,
Valinhos

IES Enviar ies Listar Tudo

Circular MR16 SP Incandescente 8963 cd

IES de luz incandescente Darklite MR16/4 SP EYF embutida 75W e intensidade de 8963 Candelas.
 
Edison Price Darklite MR16/4 SP EYF 75W embutida
Peak Intensity: 1300 Lumens 
Luminous Opening Shape: Circle 100,58 mm
 

   incandescente,
Valinhos

Circular PAR30 Metal Halide 11527 cd

 
IES de luz PAR30 COL SP6 Metal Halide de 70W e intensidade de 11527 Candelas.
 
Philips Arclite PAR30 COL SP6 Metal Halide de 70W
Peak Intensity: 4500 Lumens 
Luminous Opening Shape: Circle 158,73 mm

   diversas,
Valinhos

Circular PAR30 Metal Halide 12848 cd

IES de luz PAR30 COL SP5 Metal Halide de 70W e intensidade de 12848 Candelas.
 
Philips Arclite PAR30 COL SP5 Metal Halide de 70W
Peak Intensity: 4500 Lumens 
Luminous Opening Shape: Circle 130,18 mm

   diversas,
Valinhos

Texturas Enviar texturas Listar Tudo

Tijolos 37

Tijoslos 1024x1024

   tijolos,
Valinhos

Tijolos 36

Tijolos 1095x930

   tijolos,
Valinhos

Tijolos 35

Tijolos 1024x1024.

   tijolos,
Valinhos

Cenas para estudo Enviar cenas-para-estudo Listar Tudo

3D dentro de foto

Autor: André Vieira
Site: www.3d1.com.br

Exemplo de integração de objetos 3D com uma foto real usando o Material Matte/Shadow/Reflection do Mental Ray no 3ds max, mostrando como projetar sombras do objeto 3D na foto, sombras da foto nos objetos 3D, objetos da foto ocludindo objetos 3D, objetos 3D refletindo em objetos da foto e o ambiente da foto refletindo nos objetos 3D, além de ajuste do DOF para ficar similar ao da foto.

   efeitos,iluminacao,mental-ray,
Campinas - SP

Simulação de GI para insolação

Autor: André Vieira
Site: www.3d1.com.br

Exemplo de simulação de Global Illumination (GI) usando o Ambient Color em conjunto com o Ambient Occlusion no Mental Ray do 3ds max, assim, é possível obter uma renderização bem veloz sem usar Final Gather, mas com um aspecto muito similar ao que teria usando o Final Gather. A técnica é ideal para o estudo de insolação no 3ds max animando o horário do Daylight, pois vai renderizar a animação toda em pouco tempo e sem Flickers (batimento na iluminação).

   animacao,efeitos,iluminacao,
Campinas - SP

Ceu com nuvem volumétrica

Autor: André Vieira
Site: www.3d1.com.br

Exemplo de renderização de nuvens volumétricas no Physical Sky do Mental Ray do 3ds max utilizando a modulação do efeito Haze do MRSky.

   efeitos,iluminacao,mental-ray,
Campinas - SP

Modelos Enviar modelos Listar Tudo

Luminária de Mesa

Modelo 3D de luminária de mesa com versões para o V-Ray e Mental Ray, o modelo para Mental Ray está gravado no Max 2012 e o modelo para V-Ray gravado no Max 2013 com V-Ray 3.5.

Valinhos

Luminária de Parede

Modelo 3D de luminária de parede com versões para o V-Ray e Mental Ray, o modelo para Mental Ray está gravado no Max 2012 e o modelo para V-Ray gravado no Max 2013 com V-Ray 3.5.

   decoracao,
Valinhos

Luminária Vintage

Modelo 3D de luminária vintage com versões para o V-Ray e Mental Ray, o modelo para Mental Ray está gravado no Max 2012 e o modelo para V-Ray gravado no Max 2013 com V-Ray 3.5.

   decoracao,
Valinhos

Materiais Enviar materiais Listar Tudo

Bolt Generator

Autor: Sergey Gricay
Site: https://gumroad.com/1squad

O Bolt Generator é um material procedural Substance para criar qualquer tipo de parafuso, rebite e similares automaticamente, os mapas gerados podem ser usados como Alpha e Height Map no Z-Brush e no Substance Painter.
Você pode criar os parafusos e gerar os mapas para Alpha, Height e Normal usando o Substance Player, um programa gratuito da Allegorithmic que pode se baixado clicando aqui.
No site do Sergey você encontra diversas outras ferramentas gratuitas e comerciais.

Veja abaixo o vídeo de demonstração do Bolt Generator:



   diversos,mapa-procedural,metais,
Valinhos

Placa de concreto polido

Autor: André Vieira
Site: www.3d1.com.br

Material procedural de piso de placa de concreto polido criado no Substance Designer, ele não tem recursos para personalização, mas está no formato SBS com o gráfico completo para modificar ou estudar no Substance Designer, portanto, você mesmo pode adicionar os controles que desejar.

   concreto,substance,
Campinas - SP

Forro de madeira


Autor: André Vieira
Site: www.3d1.com.br

Material procedural de forro de madeira criado no Substance Designer, ele oferece diversos recursos para personalizar a cor, o contraste das tábuas de madeiras, a intensidade do Normal Map e a rugosidade, o material pode ser usado em qualquer programa que aceite Substances ou você pode extrair as texturas no Substance Player.

   madeiras,mapa-procedural,substance,
Campinas - SP

Scripts Enviar scripts Listar Tudo

Wavy Pattern

Autor: Maxis
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/mcg/wavy-pattern

O Wavy Pattern é um Script para o 3ds max que permite criar automaticamente diversos tipos diferentes de padrões em malha 3D para aplicar em revestimentos, decorações e Motion Graphics.
Veja o vídeo de exemplo:

   modelagem,
Valinhos

MaxVray To Unreal

Autor: Ermolaev Konstantin
Site: https://gumroad.com/l/xFoR

O MaxVray To Unreal é um Script para o 3ds max e um Uasset para a Unreal Engine que permitem exportar objetos texturizados com o V-Ray no 3ds max para a Unreal preservando os materiais e fazendo Bake de AO e de Shaders para Vertex Color, Alpha ou textura.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:

   materiais,render,texturizacao,
Valinhos

UI Character Picker

Autor: Hamed Pourkerman 
Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/plugins/ui-character-picker-or-selector-2017
 
O UI Character Picker é um Script que permite criar uma janela personalizada com o esquema 2D do personagem para facilitar a seleção e animação, também aceita múltiplos States no mesmo Layout, pode variar entre os Layouts e ainda salva e lê o Layout em XML.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:

   animacao,rigging,utilidades,
Valinhos

Blueprints Enviar blueprints Listar Tudo

Honda Hornet 600

Blueprint Honda Hornet 600 2008

3ds max 2009

   Motos,

New Beatle

BluePrint do New Beatle em uma resoluçao ate consideravelmente boa...

3ds max 2009

   Carros,
jackson_sotnas23@hotmail.com

Alpine Allo 1600 SC

Blueprint Alpine Allo 1600 SC!

3ds max 2013

   Carros,

Imagens HDR Enviar imagens-hdr Listar Tudo

Auditório

Imagem HDR panorâmica fotografada no interior de um auditório com resolução de 3000 x 1500 pixels.

   interior,
Valinhos

Barracão 03

Imagem HDR panorâmica fotografada  no interior de um barracão com resolução de 3000 x 1500 pixels.

   interior,
Valinhos

Bosque

Imagem HDR panorâmica fotografada num bosque com céu aberto e resolução de 3000 x 1500 pixels.

   exterior,
Valinhos

Planta baixa DWG Enviar planta-baixa-dwg Listar Tudo

PLANTA BAIXA DE RESIDÊNCIA 05

Planta baixa de residência

   casas,
Blumenau - SC

Planta baixa de residência 04

Planta baixa de residência 04

   casas,
Blumenau - SC

Planta baixa de residência 03

Planta baixa de residência 03

   casas,
Blumenau - SC

Shaders Enviar shaders Listar Tudo

Solid Volume

Autor: Ben Rogall
e-mail/site: http://www.shaders.moederogall.com/

Shader espetacular escrito por Ben Rogall que permite criar volume no interior dos objetos baseado em mapas procedurais 3D. Ele funciona como um super Displacement que realmente pode penetrar em todo o interior do objeto, criando efeitos incríveis e impossíveis de modelar normalmente.

Tipo de Shader: Material/Shadow Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

   Material,Shadow,
Campinas - SP

Prism Photon

Autor: Ralf Habel
e-mail/site: www.vi-motion.de

Shader escrito por Ralf Habel para criar o efeito de decomposição da luz nos seus diversos espectros, gerando Caustics fisicamente real nas cores do arco-íris.

Tipo de Shader: Photon Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

   Photon,
Campinas - SP

L-Gem

Autor: Steinar Birkelund (Lobber)
e-mail/site: http://home.broadpark.no/~rslettli/mentalray.html

Shader escrito por Steinar Birkelund que oferece um material para gerar dispersão (defração) no reflexo e na refração, simulando o brilho furta-cor de pedras preciosas.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior

   Material,
Campinas - SP

Plug-ins Gratuitos Listar Tudo

VFB+

Autor: Rotem Shiffman
Site: http://www.monotoneminimal.com/vfb

O VFB+ é um Plug-in que deveria ser integrado no 3ds max, pois o Virtual Frame Buffer do programa é ruim e praticamente não recebeu atualizações desde a primeira versão, a não ser quando integraram o Mental Ray no programa, mas os recursos adicionados foram desnecessários e redundantes. Justamente por isso que o VFB+ é um dos Plug-ins mais úteis e necessários para o Max, pois ele adiciona um super Virtual Frame Buffer com todo tipo de controle, efeitos de lente e correção de cores, tornando dispensável a pós-produção final da cena no Photoshop. O VFB+ trabalha com qualquer renderizador, portanto, é útil também para quem utiliza um Render que oferece um bom Frame Buffer como V-Ray e Corona.
Veja abaixo os vídeos de exemplo:

Versão

   render,texturizacao,
Valinhos

Substance 6 Update

Autor: Allegorithmic
Site: https://forum.allegorithmic.com/index.php/topic,14223.0.html

A Autodesk implantou o Plug-in Substance no 3ds max, mas nunca atualizou e isso impede os usuários de abrirem arquivos recentes criados com o Substance Designer, enquanto que, nos demais programas que não tiveram o Plug-in integrado a própria Allegorithmic disponibiliza as versões atualizadas do Plug-in gratuitamente, portanto, era melhor que a Autodesk não tivesse integrado o Plug-in no 3ds max.
Cansados de esperar por atualização e sem a possibilidade de utilizar arquivos gerados com o Substance Designer 6 ou superior, os usuários pediram para a Allegorithmic lançar este Plug-in à parte, que ainda está na fase Beta.
Veja abaixo o vídeo de exemplo:

Versão

   texturizacao,
Valinhos

XIdMary2

Autores: HABWare e gl.tter
Site:

O XIdMary2, apesar do nome, é completamente diferente do antigo Plug-in XIdMary, mas ambos servem para produzir imagens para visualização em 3D no 3ds max, o XIdMary antigo cria imagens estereoscópicas para óculos com lentes coloridas em azul e vermelho usando o Video Post, o XIdMary2 adiciona uma câmera estéreo no programa e diversos compositores de imagens estereo para visualizar em televisores com tecnologia 3D.


Versão

   diversos,
Valinhos

Plug-ins Comerciais Enviar plug-ins-comerciais Listar Tudo

Particle Flow Tools Box 2

Empresa: Orbaz
Site: www.orbaz.com


O Particle Flow Tools Box 2 é um plug-in maravilhoso que oferece ótimos recursos de física de partículas para o 3ds max, permitindo criar efeitos complexos de colisões, quebras, interações e até mesmo alguns fluidos. O plug-in conta com os recursos da tecnologia PhysX para calcular interações físicas entre as partículas praticamente em tempo real, trabalha com Multi Threading, aceita fazer cache das partículas para exibição sem cálculos.



Seus operadores permitem preencher qualquer geometria com partículas, fazer ligações rígidas e maleáveis entre elas, deformar ou quebrar estas ligações por meio de colisões e ainda oferece modificadores para conformar a malha. Assim, é possível quebrar em fragmentos aleatórios qualquer malha 3D e simular interações impossíveis de outra forma.



O Particle Flow Tool Box 2 permite efetuar qualquer tipo de simulação física com partículas de forma fácil e prática.

   Animação,Efeitos,Partículas,
Campinas - SP

Krakatoa

Empresa: Frantic Films / Prime Focus / Thinkbox
Site: www.thinkboxsoftware.com

O Krakatoa é um plug-in revolucionário para render de partículas, pois permite gerar milhões de partículas por um método de particionamento que consome muito pouco do equipamento, além de renderizar rapidamente, possibilitando a criação de efeitos inimagináveis com um realismo incrível.
O plug-in oferece ferramentas específicas para renderizar grandes quantidades de partículas com propriedades como sombra interpartículas e sobre mattes, SSS por partícula, emissão e absorção, densidade, também oferece DOF e Motion Blur que renderiza muito rápido.
O Krakatoa possui integração total com o 3ds max, aceita seus materiais e mapas, suporta modificadores e Space Warps para deformar os efeitos, além de compatibilidade completa com o Particle Flow adicionando diversos operadores, também acessa o Max Script e oferece um poderoso editor baseado em Nodes chamado Magma Flow. Ainda exporta e importa partículas para vários formatos como Real Flow.
Com tudo isso o Krakatoa é único e possibilita renderizar efeitos volumétricos naturais com realismo impossível até então, como poeira, fumaça, areia, espuma de mar, plasma, efeitos elétricos, gases em geral, sem contar efeitos mágicos e abstratos.

   Animação,Efeitos,Partículas,
Campinas - SP

Fume FX

Empresa: Afterworks / SitniSati
Site: www.afterworks.com


A SitniSati é especialista em criar plug-ins de efeitos especiais para o 3ds max, foi a pioneira a oferecer um recurso de partículas volumétricas para o programa quando lançou o After Burn, sendo por muito tempo o melhor simulador de fogo e fumaça disponível no Max e usado em vários filmes, como Armagedon por exemplo.



Apesar de excelente, o After Burn não trabalha com dinâmica de fluidos e depende puramente da habilidade do artista em produzir um sistema de partículas que imite o comportamento de fogo e fumaça corretamente.



Portanto, a SitniSati inovou outra vez lançando o Fume FX, o primeiro plug-in para simular fogo e fumaça no 3ds max baseado em dinâmica de fluidos para reproduzir qualquer situação com extrema qualidade e realismo.



O Fume FX também simula explosões e outros efeitos de gases com perfeição, pois oferece recursos para controlar as propriedades físicas de gases como temperatura e pressão, é sem dúvida o melhor plug-in para este fim e pode ser comprovado pelas produções cinematográficas que participou como Spiderman 3, X-Men Origins, Superman Returns, Iron Man, entre outros. O plug-in é totalmente compatível com o Mental Ray.

   Animação,Efeitos,Partículas,
Campinas - SP

Softwares Listar Tudo

Rendition

Empresa: Holomatix
Site: www.holomatix.com

O Rendition é um programa extraordinário, hoje todo mundo fala de render Real-Time pela GPU, que exige placas de vídeo caríssimas, mas o Rendition oferece render Real-Time interativo faz muito tempo usando CPUs, que são muito mais baratas. E mais ainda, permite usar todos os recursos disponíveis no Mental Ray, inclusive Shaders de terceiros, enquanto que, os renders Real-Time por GPU da placa de vídeo ainda possuem muitas limitações de recursos.

Com o Rendition e uma pequena rede de computadores você pode interagir com a cena 3D renderizada, modificando luzes, câmera, materiais e tudo mais enquanto vê as alterações na janela de render em Tempo-Real.
No site da empresa tem um vídeo de exemplo e também tem Demo para baixar.

   Render,
Campinas

Mental Mill

Empresa: Mental Images / NVidia
Site: www.mentalimages.com

O Mental Mill é um programa para edição de Shaders visualmente por meio de Nodes, onde você compõe o Shader ligando estes Nodes em forma de fluxograma, parecido com o Slate Material Editor do 3ds max, assim é possível criar Shaders complexos para visualização Real-Time sem necessidade de programar uma única linha de código, mas quem sabe programar para Games e aplicações interativas 3D também pode editar o código manualmente.

Os Shaders criados pelo Mental Mill podem ser usados também no 3ds max com o Mental Ray e qualquer outro render compatível com MetaSL, este tipo de material oferece a mesma qualidade nas Viewports, no render convencional e também em Engines de Games. Todos os materiais da biblioteca da Autodesk disponível desde o 3ds max 2011 para o Mental Ray, foram feitos com o Mental Mill.

Você pode fazer materiais iguais, que permitem ajustes de suas propriedades no 3ds max como cor, reflexo, transparência, Bump e tudo mais usando o Mental Mill.

   Efeitos,Games,Texturização,
Campinas

Mental Ray

Empresa: Mental Images - Subsidiária da NVidia
site: www.mentalimages.com

O Mental Ray não está listado na seção de Plug-ins porque ele é um programa de render a parte, disponível para várias plataformas e que dispõe de conexão com os melhores softs de 3D, não foi desenvolvido para ser um plug-in do 3ds max como o Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas sim para ser um render aberto como requer as pipelines de cinema.
O primeiro plug-in de conexão com o 3ds max foi na versão 3, quando ainda não havia Final Render, Brazil Render e V-Ray, mas não suportava todo o poder do Mental Ray e não permitia muitos dos seus Shaders. Na versão 6 o Mental Ray foi integrado ao 3ds max e passou a ter grande compatibilidade com o programa, a conexão desenvolvida pela Discreet (Autodesk) foi bem feita e aceita praticamente todos os recursos padrões de materiais, iluminação e efeitos, além dos Shaders do Mental Ray e de terceiros.
O Mental Ray é um dos dois melhores e mais conceituados renderizadores do mundo, o outro é o Renderman da Pixar. Ambos são de uma geração anterior a geração do Final Render, Brazil Render e V-Ray, por isso são renderizadores robustos, estáveis, confiáveis, multi-plataforma e oferecem todos os recursos criados até hoje para render 3D, tanto que desde a década de 90 são empregados em todos os filmes que usam 3D nos cinemas, pois não vão trabalhar com Windows num Renderfarm de cinema, vão usar Linux obviamente.
Estes dois renderizadores também oferecem línguagens de Shader que permitem escrever um material no bloco de notas tendo acesso a todos os recursos do render de forma simples e direta.
O Mental Ray está integrado nos principais programas de 3D do planeta como Maya, SoftImage, Alias Studio, Catia, Revit, AutoCAD, entre muitos outros, indicando a confiança que todas estas empresas depositam neste render.
Com o aumento da relevância das placas de vídeo no processamento gráfico e da necessidade de realismo em aplicações interativas, a NVidia comprou a Mental Imagens e desde então vem investindo no processamento do render pela GPU da placa de vídeo, lançando o Iray, que é o módulo de render Real Time do Mental Ray, assim como na renderização de Shaders de Games pelo Mental Ray, que suporta XMSL e inclusive dispõe de um programa próprio para criar este tipo de Shader, chamado Mental Mill.
No início o Mental Ray era complexo e exigia muito estudo, se comparado com os renders da nova geração, mas como ele já possuia todos os recursos existentes e havia pouco para onde evoluir, durante os últimos anos ele foi otimizado e simplificado ao ponto de hoje poder ser usado por quem não conhece praticamente nada no 3ds max, pois possui Presets em tudo e gera bons resultados automaticamente com as configurações padrões.

   Render,
Campinas

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