Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Henry Rietra   Brasil - Ceará
An3dre   Araras / SP - SP
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
elisalage   italia - Internacional
Alex   Belém - PA - PA

Portfólios Ver Mais

Jhonny   mg. Belo Horizonte . Brasil - MG
RafaGama   São Paulo

Dica para criar pisos de pedra

Por: Andre Vieira  

Em: 15/09/2017 10:47

Oi pessoal, tudo bem?

Duas pessoas me perguntaram no email sobre o material Substance para gerar pisos que eu publiquei na seção Recursos > Materiais, então, para quem também tiver curiosidade, estou postando aqui as mesmas imagens e dicas que passei para eles.

O download do Substance está nesta página: http://www.3d1.com.br/recursos/259/gerador-de-pisos
Abrindo o gerador de pisos no Substance Player, que é de graça, aparece a imagem de um piso com escritos "Drop Bitmap Here", qualquer imagem que você arrastar para essa área será aplicada na textura do piso, ela será recortada e movida de acordo com os ladrilhos do piso para que os desenhos não continuem alinhados nos ladrilhos vizinhos.

O ideal é usar imagens ladrilháveis para não apresentar emendas, mas é possível desaparecer com as emendas em vários casos usando o parâmetro "Posicionamento" nas configurações do material Substance.

Você ainda pode modificar o padrão do piso no "Quantidade X", "Quantidade Y" e "Ladrilhamento", além da cor do piso, do rejunte, a intensidade do Normal Map, espessura do rejunte e rugosidade para exportar as texturas.

O material também funciona desta forma dentro dos programas como Unreal, Unity, Cinema4D, MODO, Houdini, só no Max que não porque o Plug-in Substance é antigo e desatualizado, neste caso a melhor opção é gerar as texturas no Substance Player e usar no Max como imagens comuns.
Mais imagens de exemplo:
Mais exemplos:
Sobre a criação do material, eu usei o Node Pixel Processor, que serve para processar imagens Pixel por Pixel, ele vai precisar da imagem do mármore ou granito e uma imagem com o padrão do piso usando cores contrastantes em cada ladrilho, pois é por esta cor contrastante que ele vai se guiar.

A imagem do gráfico está mostrando os Nodes que usei, o Input para adicionar a textura de mármore ou granito, passando pelo HSL para corrigir as cores se precisar.
Depois o Tile Random para criar o padrão de piso e a variação de Luminance nos ladrilhos, que aplica um tom de cinza diferente em cada ladrilho, assim é fácil substituir por cores diferentes usando o Gradient Map.
A cor do rejunte deve ser preta para ter valor zero e não influir nas outras cores.

Estas duas imagens entram no Pixel Processor, mostrando no segundo gráfico, ele usa o Node $pos para pegar a posição de cada pixel nas imagens, depois usa esse dado de posição para pegar a cor do pixel correspondente na imagem com as cores contrastantes através do Node Sample Color, no caso as cores são um vetor com 4 elementos e só queremos 1, então, filtrei o valor de X com o Node Swizzle, poderia ser Y ou Z, este valor é somado com o valor da posição para pegar cada um dos pixels da textura de mármore ou granito dentro do ladrilho com a mesma cor na imagem com cores contrastantes, no final devolve o bloco de cores de cada ladrilho de mármore ou granito usando o Node Sample Color.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Valeu mestre, muito obrigado!
Oi João, tudo bem?

Que isso cara, eu que agradeço pela força imensa que você dá para a gente.
E de mestre eu não tenho nada. rsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135224

Últimos membros registrados: saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1195, sendo 24 membro(s) e 1171 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Saone, Starter, Frederico Wagner N. R., MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Le_Andro, pinart, Thiago, Reinaldo Silva, Nuno, Duda, Henrique Ribeiro, Flávio, Gauchu, Allen Anderson, hawph, wdesign2006, Ronaldo Junior, Thiago Couto, saulo favero, mixel.amorim, Fernando Cunha, marcio.alain, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.