Plug-ins-gratuitos

IFC Max Importer

Autor: Josef Wienerroither

O IFC Max Importer é um Plug-in gratuito para importar arquivos 3D no formato IFC (Industry Foundation Classes) nativamente no 3ds max. Ele é baseado no  IfcOpenshell 0.6.0-rc.
Segundo o autor, os Meshes chegam no 3ds max limpos e sem problemas.
  diversos
Campinas

VoroFrag 2.5a

Autor: LittleLordPotala

O VoroFrag adiciona um novo modificador no 3ds max para fragmentação procedural baseada no sistema Voronoi, ele oferece diversos recursos para criar os fragmentos em qualquer tipo de objeto, respeita o mapeamento no interior dos fragmentos, Material ID e Normals, aceita definir o ponto inicial da fragmentação, o posicionamento dos fragmentos pode ser movimentado e rotacionado através do Mesh com visualização em tempo real, também permite definir os fragmentos de acordo com a colisão de partículas e na interseção com geometrias.

Veja abaixo os vídeos de exemplo:





  animacao, modelagem, modelagem, particulas
Valinhos

HOT4max

Autor: Drew Whitehouse / Guillaume Plourde
site: www.guillaumeplourde.com

O HOT4max é uma versão do Plug-in baseado no Houdini Ocean Toolkit para o 3ds max, ele permite criar superfícies com ondas animadas simulando oceano, é um projeto de código aberto e oferece ótimos resultados. Você pode ter mais informações acessando o site do desenvolvedor e também na página de códigos do Google.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais do Plug-in:



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Valinhos

Grass-O-Matic (antigo Druid)

Autor: Sisyphus Software
e-mail/site:www.sisyphus.com

Este foi um plug-in muito famoso nas primeiras versões do 3ds max, ele permite criar grama com geometria, inclusive aceita animação com Wind. Mas a Sisyphus parou de oferecer seus plug-ins na época do Max 5. Agora, o grande David Baker, do site maxplugins.de, recompilou o Grass-O-Matic para ser usado nas versões recentes. O plugin aparece na lista do painel Creat e é bem simples de usar, funciona como uma primitiva, você ainda tem a opção de distribuir os fios de grama sobre outro objeto acessando o painel Modify.
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Valinhos

Bercon Maps

Autor: Jerry Ylilammi
Site: http://www.ylilammi.com/2013/09/berconmaps/

O Bercon Maps é um Plug-in para o 3ds max que adiciona cinco novos mapas procedurais no editor de materiais, Noise, Wood, Tile, Distortion e Gradient, eles oferecem diversos recursos para alterar a aparência e permitem criar centenas de padrões diferentes, quando combinados as possibilidades são infinitas.
Veja abaixo o vídeo tutorial do Bercon Maps:
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Valinhos

Color Picker

Autor: Lesha VH
e-mail/site: [email protected]

Plugin escrito por Lesha VH para adicionar um novo seletor de cores no 3ds max, ele oferece mais recursos, aceita os padrões de cores RGB, HSV e HLS e possui dois menus para criar paletas personalizadas. O plugin precisa ser definido como seletor de cores do 3ds max, acessando o menu Customize> Preferences> General e escolhendo o Color Picker dentro da lista Color Selector. Ele aparecerá em todos os quadros de cores dentro do programa.

Veja abaixo o vídeo de exemplo e tutorial:
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Valinhos

Cool Picker

Autor: Chris Johnson
e-mail/site: www.idigitalhouse.com/Tech/dh_tech.html

Plugin escrito por Chris Johnson para adicionar um novo seletor de cores no 3ds max, ele permite capturar as cores da tela continuamente clicando e arrastando com o mouse. O plugin precisa ser definido como seletor de cores do 3ds max, acessando Customize> Preferences> General e escolhendo o Cool Pick dentro da lista Color Selector. Ele aparecerá em todos os quadros de cores dentro do programa.
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Valinhos

Scratch

Autor: Mark Williams
e-mail/site:

Plugin de Mark Williams para criar ranhuras no material. Ele oferece um novo mapa do Material/Map Browser que cria linhas cruzadas, você pode configurar o ângulo de curvatura, a espessura, o comprimento, a variação e pode definir as cores ou aplicar mapas. O plugin aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor e não é aceito pelo Mental Ray.
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Valinhos

AdvanceNoise

Autor: Daniel Santana
e-mail/site: www.4arq.net

O AdvanceNoise Material é um plug-in, escrito por Daniel Santana, que oferece um novo e robusto mapa Noise para o 3ds max, permitindo criar diversos padrões de Noise que não são possíveis com o mapa Noise padrão do 3ds max. O Plug-in aparece na lista do Material/Map Browser, igual o mapa Noise padrão, e pode ser usado da mesma forma.
Este plug-in não é aceito pelo Mental Ray.
 
Valinhos

Wake

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Plugin escrito pela Blur para simular ondulações criadas por veículos marítimos. Ele aparece na lista do painel Creat>Space Warps, o plugin cria um Gizmo circular que distorce a malha do outro objeto. Como é um Space Warp, você deve lincar o Gizmo com o Plane usando o Bind to Space Warp. É necessário animar o Gizmo pela superfície para ver a deformação, igual um barco faria, por exemplo, obviamente o Plane deve ter muitos segmentos para deformar com qualidade. Você pode ajustar a formação das ondas nos parâmetros do plugin no menu Modify. Ele também oferece uma outra opção como modificador na lista Modify, é útil para aplicar em seleções de sub-objects.
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Valinhos

Greeble

Autor: Tom Hudson
e-mail/site: http://max.klanky.com

Ótimo plugin escrito por Tom Hudson para extrudir todos os polígonos da malha em forma de prédios, é muito útil na criação de cidades, em testes de radiosidade, de efeitos de iluminação e na confecção de objetos mecânicos. O plugin aparece na lista do painel Modify e você pode configurar a altura e os detalhes dos prédios nos seus parâmetros.

Veja abaixo os vídeos de exemplo e tutoriais:



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Valinhos

L-System

Autor: Blur
e-mail/site: www.blur.com

Ótimo plugin escrito pela Blur na época do Max 4 para criar uma animação de planta, depois distribuiram gratuitamente na internet. L-System é um sistema de modelagem que usa expressões matematicas e códigos próprios para criar fractais complexos, estas expressões definem os caminhos das ramificações e permitem criar muitas formas, como plantas, cristais, fractais, veias, formas orgânicas diversas, moluscos, moléculas, entre outros.
O plug-in oferece parâmetros para animação do crescimento do objeto, o que torna o sistema ainda mais interessante e versátil.
O plug-in é bem simples e aparece na lista do painel Creat, basta criar o objeto na Viewport e clicar no botão Edit para escrever a expressão.
No Arquivo Zip tem arquivos com expressões prontas para você carregar no plug-in e gerar objetos sem precisar escrever a expressão, mas também podem ser usados para aprender como escrever, pois tem uma descrição das funções no código.
Nos documentos do plug-in você também encontra a lista dos códigos e links para mais informações sobre as expressões usadas neste sistema.
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Valinhos

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