A Autodesk reestruturou diversas equipes de desenvolvimento e demitiu vários funcionários, depois disso surgiu uma postagem no Reddit falando que o Max, Softimage e Motion Builder iriam acabar, mas agora a Autodesk desmentiu.
Está havendo uma discussão muito estranha na internet e fica difícil saber se os rumores divulgados têm algum fundo de verdade ou são simplesmente uma atitude irresponsável de algum funcionário demitido na reestruturação das equipes de desenvolvimento da Autodesk.
Tudo iniciou no fórum Reddit, onde um usuário publicou um tópico com o título \"A Autodesk não vai mais desenvolver o 3ds max e Motion Builder\".
No texto da postagem o Softimage também foi envolvido no boato.
Segundo o site CG Channel, o boato parece ter vindo de segunda mão, de uma pessoa que ouviu de alguém que participou do Autodesk CTO Council, onde a Autodesk definiu a reestruturação das equipes e demitiu 500 funcionários.
Logo em seguida, Chris Vienneau, diretor de desenvolvimento de produtos da Autodesk, publicou uma nota afirmando que as equipes foram reestruturadas mas estão perfeitamente abastecidas.
Ainda disse que Frank DeLise, um dos desenvolvedores originais do 3ds max, voltou para a equipe do 3ds max.
O site CG Channel comenta que a nota de Chris Vienneau não desmente um dos boatos relatados na postagem no Reddit, o que afirma que a Autodesk não tem mais a intenção de desenvolver o 3ds max para animação e efeitos visuais.
Na nota, Vienneau apenas diz que o 3ds max tem um papel desafiador porque atua em 5 entre 6 indústrias.
No meu ponto de vista essa última informação deixa clara a importância do 3ds max para a Autodesk.
E como já disse o Ken Pimentel em outra oportunidade, se juntar as receitas do Maya e do Softimage não dá nem metade da receita do 3ds max.
Se levar em conta as contratações que a Autodesk fez no último ano, fica claro que o boato é infundado, pois foi firmada uma parceria com a Orbaz, de Oleg Bayborodin, o criador do Particle Flow, e já surtiu frutos com a integração do espetacular Tools Box no 3ds max, recurso próprio para animação e efeitos visuais.
Também tiraram da Nvidia e da Mental Images o Håkan Andersson (Master Zap), que é o criador do Shader Arch&Design e que ajudou a implementar o Mental Ray no 3ds max.
E agora estão trazendo o Frank DeLise de volta para a equipe, que como comentou o site Max Underground, DeLise sempre teve a visão de transformar o Max num canivete suiço que fizesse de tudo em 3D e ele trouxe muitas ferramentas úteis nos primeiros anos do programa.
Ainda tem toda a história do projeto XBR que vem reestruturando o 3ds max aos poucos e os resultados estão ai para todo mundo ver com Nitrous, integração dos sistemas de simulação física, render Real Time, integração com o After Effects e outros programas de composição justamente para animação e Motion Graphics.
Não sei dizer quanto ao Softimage e o Motion Builder, pois não acompanho de perto como o 3ds max, mas em relação ao 3ds max os boatos são completamente infundados e nem precisava da nota do Chris Vienneau para saber disso.
Você pode ter mais informações nos links abaixo:
Postagem no Reddit Nota do Chris Vienneau Comentário no CG Channel Comentário no MaxUnderground