Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
Línea Design   Itapema/SC - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Daian   Belo Horizonte - MG
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

jeferwolff   Rio Negrinho - SC
Edumac   Taubaté - São Paulo - AC
max_mariz   Recife - PE - PE
Adelton   manaus - AM

luz que aparece do nada

Por: emarie.arq  

Em: 27/07/2017 17:14

Olá,
Estou iniciando estudo de Vray no 3dsMax e estou com um problema nesse render (meu primeiro da vida no max).

Na área destacada na foto o móvel está totalmente encostado na parede, não teria como a luz ultrapassar ele pra ter essa iluminação toda nas prateleiras inferiores, além disso, quando não tem móvel nenhum, a luz não incide ali. Eu já coloquei até um plane ali, simulando um fundo de armário e a luz permanece \"ultrapassando\".
Não sei mais o que pode ser :(
Não consigo postar a imagem que prova que não há luz quando eu oculto o móvel, mas é isso.


https://ibb.co/hfseAQ

Desculpem-me não ter posto no assunto do tópico o nome do Max e do vray :(

Pode ser má configuração de material, luz ou até mesmo render.
Se precisar de ajuda coloca a cena no wetransfer e envia para mim que eu vejo isso.
Boa tarde Fernando,

Obrigada pela sua disponibilidade. Eu estou quase refazendo toda a cena pra ver se melhora, mas o fato de não ter luz quando eu tiro o móvel me deixa muito confusa e desesperançosa (de que reconstruir vai ajudar).

https://we.tl/aATAzA4GLj < link do wetransfer.

Se você puder me falar o problema vou ficar muito grata. Eu configurei o sol com uns tutoriais de youtube e a marcenaria tb, além da parede. Os blocos eu exportei de uns skp\'s que eu tinha.

Obrigada mais uma vez
Boas Emarie, tem vários problemas nessa cena, luz, materiais e até configuração de render que posso não considerar problema só difere da forma que gosto de trabalhar.
Se me permite uma dica, tenha cuidado com os tutoriais que vê na internet muitos deles não passam de um, faz isto agora coloca aquilo etc, e no final você só sabe copiar valor.
Cada Cena é uma cena e os valores que colocou numa cena não é garantia de ficarem bem na outra, eu aconselho você a fazer um bom curso (se puder financeiramente claro) e não perder muito tempo com tuto da net.

Fiz aqui um pequeno teste com a sua cena, não tinha as texturas mas foi mesmo assim, refiz o material das paredes e a iluminação.

Eu estou com o Max 2016 ou 2017 e o vray 3.5, diga qual a versão que você utiliza para ver se dá para mandar a cena para si.

Abraço
Boa noite Fernando,

Muito obrigada pela sua ajuda e principalmente pelas dicas :), eu sou recém-formada em arquitetura e espero em breve conseguir pagar um curso propriamente, mas por enquanto só pela internet mesmo.
Os parâmetros do Sol por exemplo, eu aprendi aqui no fórum, em um tópico que falava dos principais itens de configuração, e daí eu tentei deixar a iluminação de final de tarde, talvez seja isso uma das coisas que você pode ter estranhado, e com razão, já que tudo eu fiz de olho mesmo hahahaha

A configuração dos materiais da parede e do móvel eu me baseei muito tb no que eu sei de Vray em SketchUp. Eu fiquei bem desanimada com esse erro da luz que atravessava o móvel, de forma que eu deixei o projeto parado durante esses dias todos.

Estou usando o 3dmax 2016 com Vray 3.30.

Novamente agradeço sua disponibilidade e gentileza.

Abraços

E. Marie
Boas, no Sol eu aconselho a não mexer em nada a não ser no tamanho dele para deixar as sombras mais suaves, tipo um size multiplier de 4, de resto só mexe na posição dele que o que controla a luz é a camera.
Para iluminar crie um vray sun e coloque o vraysky no environment.
Crie uma vray plane light do tamanho da sua janela e nas opções da luz coloque ela como skyportal.
Crie uma physical cam e coloque com os valores da imagem.
E faça um teste
Olá,

Fiz o que vc recomendou e mexi nos objetos e DEU CERTO!
Ficou ótimo!

Só fiquei com uma dúvida de pq vc usa a Physical Cam do max e não do Vray ou elas n tem mta diferença?

https://ibb.co/h5AYc5 < img

Obrigada Fernando!!! Muito mesmo!
E igual, a physical cam do max foi desenvolvida em parceria com a chaos group, criadora do vray.
AAh, entendi :)

Obg [:)]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707124.

Total de membros registrados: 134886

Últimos membros registrados: Gu12, Bales, Fitspressoaustral, williamgueroa, 3010@Junior, Knkuro026, joaoddt, Guifaleta.

Usuário(s) on-line na última hora: 729, sendo 17 membro(s) e 712 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, cadwillem, Wamdersilva, Willmitnick, Eng Damasceno, Celso Borttoloto, emersonforentin, Carlos E. Nogueira, Sergio1987, Roberto Movanni, mastermax, WinterPT, TadeuB79, Fernando Cunha, nakan14, Antonio, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.